Contatos

Fabricio Baccaro
Fabricio Baccaro

Email: baccaro@ufam.edu.br

Currículo Lattes

Graduado em Admistração de Empresas (Bacharelado em 1998) e Ciencias Biológicas (Licenciatura em 2004) pela Universidade Estadual de Londrina e doutor em Ecologia pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (2013).

Atualmente é professor de zoologia na Universidade Federal do Amazonas, e professor credenciado nos Programas de Pós-Graduação em Zoologia da UFAM, e de Ecologia e Entomologia do INPA. E revisor de revistas científicas nacionais e internacionais e atua como editor de área da revista Acta Amazônica e Frontiers in Ecology and Evolution. Sua linha de pesquisa busca entender a diversidade, evolução e dinâmica das assembleias ecológicas florestas tropicais usando uma mistura de observação, experimentação de campo e modelagem com diferentes organismos.

Mais detalhes em Ecology Lab


 

Thaise Emilio Kew
Thaise Emilio

Contato:

thaise.emilio@gmail.com

Website:

Twitter: @ThaiseEmilio

Thaise Emilio é Pesquisadora do Departamento de Biologia Vegetal da Universidade Estadual de Campinas e docente colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Ecologia da Unicamp.

Possui graduação pela Universidade de São Carlos, mestrado e doutorado pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia. Ela também conduziu pesquisas de pós-doutorado como Marie Skłodowska-Curie Fellow no Royal Botanic Gardens, Kew. Ela estuda padrões de diversidade de plantas e variação de abundância em ecossistemas tropicais. Sua abordagem combina métodos ecológicos, morfológicos, fisiológicos e comparativos para compreender o papel das características funcionais das plantas na distribuição das plantas e na dinâmica do ecossistema. Ela está particularmente interessada em como a variação de características contribui para a estrutura e dinânica de comunidade de plantas e como usar essas informações para compreender, preservar, restaurar e prever os padrões da vegetação no espaço e no tempo. Ela trabalhou extensivamente na Amazônia brasileira e, mais recentemente, está expandindo suas pesquisas para outros ecossistemas brasileiros, incluindo Cerrado, Mata Atlântica e Caatinga. No PELD-IAFA, ela realiza inventários de palmeiras, descreve e quantifica caraterísticas funcionais das plantas e participa do monitoramento do crescimento, recrutamento e sobrevivência de árvores e palmeiras para entender o desempenho das diferentes espécies no espaço e no tempo.

Itanna PELD
Itanna Fernandes

Contato:

itanna.fernandes@gmail.com

Itanna Fernandes é professora substituta na Universidade Federal do Amazonas – UFAM (Departamento de Biologia), bolsista PNPD no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA (Coordenação em Biodiversidade) e professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Entomologia do INPA, bem como ajudante na curadoria de Formicidae do INPA.

Possui graduação pela Universidade Federal de Rondônia – UNIR, mestrado e doutorado pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia. É coordenadora de três projetos em andamento financiados pela FAPEAM (Ilhadas, porém aladas: dinâmica de dispersão das formigas no Arquipélago de Anavilhanas), (Moldando o futuro: utilização de realidade aumentada em atrações de museus) e CAPES (Organização da coleção de tipos de Insecta do INPA). Venceu o mundial de Jovens Pesquisadores em 2017, sendo agraciada pela Global Biodiversity Information Facility – GBIF. Itanna possui como linhas pesquisas a taxonomia integrativa, sistemática e evolução de formigas (Formicidae), também atuando em áreas de conservação de espécies como ad hoc do ICMBio (Lista Vermelha). No PELD-IAFA, Itanna é responsável pela classificação das formigas, incluindo taxonomia e sistemática.

 

Ana Cristina da Silva Utta
Ana Cristina da Silva Utta

Curriculo Lattes

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Maranhão (2015). Mestre em Ciências Biológicas pelo Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (2017).

Aluna de Doutorado em Ciências Biológicas - Ecologia pelo Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (2019). Atua nas áreas da Educação e Ecologia de comunidades de formigas relacionadas à fragmentação florestal e conversão de terras.

 

Anselmo Nogueira
Anselmo Nogueira

Curriculo Lattes

Bacharel e Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (2002), com mestrado em Ecologia pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA (2006) e doutorado em Botânica no laboratório de sistemática vegetal pelo Instituto de Biociências da USP (2011). Sua trajetória de pesquisa envolveu as áreas de ecofisiologia vegetal (IC), ecologia vegetal (Mestrado), morfologia e sistemática filogenética, e biologia evolutiva aplicados a área de botânica (Doutorado e Pós-doc).

Atualmente é Professor Adjunto na Universidade Federal do ABC em São Bernardo do Campo (SP) ministrando disciplinas de botânica, sistemática, evolução, biologia reprodutiva, dentre outras. 

 

Cintia Cornelius Frische
Cintia Cornelius Frische

Curriculo Lattes

Professora Associada no Departamento de Biologia da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e pesquisadora colaboradora no Projeto Dinâmica Biológica de Fragmentos Florestais (PDBFF) do Instituto de Pesquisas da Amazônia (INPA).

Atualmente, é docente no Programa de Pós-graduação em Zoologia (UFAM) e Programa de Pós-graduação em Ecologia (INPA). Tem experiência na área de ecologia, com ênfase em ecologia de paisagens, ecologia de populações e conservação de aves, com interesse especial nas consequências ecológicas das mudanças na paisagem por atividades humanas, e efeitos do desmatamento e fragmentação de habitat.

 

Jansen Alfredo Sampaio Zuanon
Jansen Alfredo Sampaio Zuanon

Curriculo Lattes

Ele possui graduação em Licenciatura Em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1985), mestrado em Biologia de Água Doce e Pesca Interior pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (1990) e doutorado em Ecologia pela Universidade Estadual de Campinas (1999).

Atualmente é Pesquisador Titular III do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia. Tem diversos artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais. Tem experiência nas áreas de Ecologia e Taxonomia de Peixes de Água Doce, atuando principalmente nos seguintes temas: Amazônia, peixes, ecologia, ictiofauna e comunidades.

 

Jorge Luiz Pereira de Souza
Jorge Luiz Pereira de Souza

Curriculo Lattes

Graduado em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ, mestre e doutor em Entomologia pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA.

Fui bolsista de pós-doutorado PNPD/CAPES, do Programa de Capacitação Institucional - PCI-DA/INPA/CNPq, e do Programa de Apoio à Fixação de Doutores no Amazonas - FAPEAM. Atuei como professor visitante do Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia - ICET, no Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia para Recursos Amazônicos (PPGCTRA) na Universidade Federal do Amazonas - UFAM em Itacoatiara. Atualmente sou bolsista de pós-doutorado do Programa de Capacitação Institucional - PCI-DA/CNPq no Instituto Nacional da Mata Atlântica INMA. Atuo principalmente nos seguintes temas: Ecologia de comunidades, Monitoramento e conservação da biodiversidade, Análises de repetição espacial e temporal, Uso de táxon substitutos de espécies e Uso de bio-design para geração de produtos e patentes, com ênfase em formigas.

José Luís Campana Camargo

Possui graduação em Ecologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1987), mestrado em Ciências Biológicas (Ecologia) pela University of Cambridge (1992) e doutorado em Biologia (Ecologia) pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (2004). Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Dinâmica Florestal, atuando principalmente nos seguintes temas: efeito de fragmentação florestal no estabelecimento de plantas; fenologia de árvores tropicais; sementes e frutos florestais, germinação de sementes e banco de plântulas. Coordena um dos projetos da sub-rede CONSERVAMAZON do PPG-7 fase II (MCT/CNPq/PPG-7) e outro projeto que visa a divulgação de dados vinculados ao PPG7 (Edital 3/2007). Divide a ccordenadoria e execução de um Guia de Propágulos e Plântulas da Amazônia e edita um Manual de Sementes da Amazônia. Atualmente é Coordenador Científico do Projeto Dinâmica Biológica de Fragmentos Florestais (PDBFF), um convênio bi-nacional entre o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia e o Smithsonian Tropical Research Institute, auxilia na Coordenação de Treinamento e Extensão do PDBFF e é pesquisaror II do PDBFF.

Juliana da Silva Menger

Atualmente é pesquisadora de pós-doutorado junto ao grupo Biogeografia da Amazônia no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA). Doutora em Ciências Naturais (Ecologia) pela Universität Leipzig/Alemanha (2017); mestre em Biologia (Ecologia) pelo INPA (2011); licenciada e bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2008). Realizou atividades relacionadas ao manejo de dados e metadados de levantamentos biológicos do Programa de Pesquisa em Biodiversidade (PPBio), Centro de Estudos Integrados da Biodiversidade Amazônica (CENBAM) e dos Projetos Ecológicos de Longa Duração (PELD) no INPA, programas nos quais é colaboradora. Tem experiência em ecologia animal, com ênfase em ecologia de comunidades e genética de populações, atuando principalmente nos seguintes temas: biodiversidade, monitoramento, conservação, distribuição de espécies, aves, movimento, dispersão, Amazônia. Mãe de duas crianças, esteve de licença maternidade em Jan-Set 2018 e Set 2019 - Jan 2020).

Juliana Schietti de Almeida

Atualmente é pesquisadora de pós-doutorado junto ao grupo Biogeografia da Amazônia no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA). Doutora em Ciências Naturais (Ecologia) pela Universität Leipzig/Alemanha (2017); mestre em Biologia (Ecologia) pelo INPA (2011); licenciada e bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2008). Realizou atividades relacionadas ao manejo de dados e metadados de levantamentos biológicos do Programa de Pesquisa em Biodiversidade (PPBio), Centro de Estudos Integrados da Biodiversidade Amazônica (CENBAM) e dos Projetos Ecológicos de Longa Duração (PELD) no INPA, programas nos quais é colaboradora. Tem experiência em ecologia animal, com ênfase em ecologia de comunidades e genética de populações, atuando principalmente nos seguintes temas: biodiversidade, monitoramento, conservação, distribuição de espécies, aves, movimento, dispersão, Amazônia. Mãe de duas crianças, esteve de licença maternidade em Jan-Set 2018 e Set 2019 - Jan 2020).

Welton Yudi Oda

Licenciado em Ciências Biológicas pela pela Universidade Federal do Amazonas (1992), Mestre em Ecologia pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (1999), Doutor, titulado pelo Programa de Pós-graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é Professor Adjunto II da Universidade Federal do Amazonas, atuando para oferecer à formação de professores de biologia um caráter amazônico, politizado, humanizado e inclusivo. Responsável, na graduação, pelo Estágio Supervisionado em Ensino de Biologia, atua também nos Programas de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM/UFAM) e Educação e Ensino de Ciências (ENS/UEA). É lider do grupo de pesquisa Diversa e desenvolve atividades de pesquisa, ensino e extensão na área de Educação em Ciências,particularmente na Docência Universitária e na Formação de Professores, em diferentes níveis.É líder do Grupo de Pesquisa Diversa e coordena o Programa Residência Pedagógica na UFAM.