23-10-2024 Guias de borboletas frugívoras
Seis guias, um para cada unidade de conservação (UC) do Amazonas participante do Programa Monitora que toparam participar do nosso projeto. Esses guias foram elaborados para apoiar o monitoramento de borboletas frugívoras, ilustrando as espécies mais comuns encontradas nas UCs e na Amazônia brasileira.
Nos guias, vocês encontrarão uma breve apresentação do projeto, intitulado 'Guias de Borboletas Frugívoras do Amazonas: Informações para Uso Técnico, Científico e Social', além de uma descrição dos diferentes tipos de ambientes presentes no estado do Amazonas, informações sobre o Programa Monitora, sobre as borboletas frugívoras, as UCs participantes e as características gerais de cada tribo de borboletas. Também incluímos referências bibliográficas relevantes para cada espécie ou grupo.
Esperamos que vocês se encantem com a diversidade de espécies apresentadas, com as fotografias de alta qualidade e que seja útil para as próximas campanhas do Monitora. Que estes guias inspirem os monitores a entenderem mais sobre as borboletas e sintam valorizados pelo trabalho que realizam. Agradecemos especialmente à eles, aos gestores do Programa Monitora e a FAPEAM, pelo financiamento.
Os guias estão disponíveis no ResearchGate
-PARNA do Jaú
-RESEX Arapixi
-PARNA Mapinguari
-REBIO do Uatumã
24-01-2024 Mudanças no padrão de chuvas afetam os peixes de igarapé na Amazônia Central
Com o aumento das chuvas nos últimos anos, os igarapés da Amazônia Central têm mudado um pouco e, com eles, os tipos de peixes que encontramos nesses ambientes.
Texto e ilustração: Gabriel Verçoza
29-11-2023 Arapaçu-bico-de-cunha já sofrem efeito da redução das florestas em Manaus
Análises apontam mudanças iniciais no tamanho do corpo e no comportamento da espécie.
23-10-2023 Levantamento comunitário de aves no bairro do Coroado.
Ao longo do mês de setembro a equipe do PELD-IAFA desenvolveu um ciclo de estudos sobre aves urbanas em parceria com a Escola Estadual Josué Cláudio de Souza (GM3), situada no bairro do Coroado. A escola é vizinha imediata da APA Floresta Manaós, unidade de conservação estadual e um dos sítios monitorados por nosso projeto....
Educação Ambiental e Divulgação Científica no Jardim Botânico Adolpho Ducke de Manaus
Com a expansão urbana de Manaus, em direção ao norte, a Reserva Florestal Adolpho Ducke – RFAD (sítio PELD) passou a sofrer uma grande pressão antrópica, principalmente com a caça e retirada ilegais de madeira, areia, e produtos não madeireiros, como cipós, fibras, e frutos. Para garantir a proteção da área, e permitir um uso mais racional deste importante espaço protegido de Manaus, uma pequena parte da Reserva foi transformada no "Jardim Botânico de Manaus"....