Atualização do Trabalho de Campo em 2023:
- Abril/Maio: Chapéu e Emilio instalaram parcelas no Campus da UFAM, envolvendo 18 parcelas (9 ripárias e 9 em platôs).
- Outubro/Novembro: Ju Schietti, Aretha e equipe realizaram o primeiro censo de árvores, palmeiras e lianas (diâmetro acima de 10 cm) em 16 parcelas no Fragmento da UFAM. Dados estão sendo digitados (custo de aproximadamente R$ 45.000,00).
Em Andamento:
- Anuros: Planejado para fevereiro
- Répteis: Planejado para fevereiro
- Borboletas: Planejado para abril
Atualização das Publicações da Equipe:
- Membros forneceram atualizações sobre publicações em andamento ou planejadas. Uma planilha foi compartilhada para rastreamento detalhado.
- Diversos tópicos foram abordados, incluindo Lianas, Árvores, Palmeiras, Cupins, Formigas, Peixes, Aves, Odonata, Anuros/Répteis, Borboletas e Multitaxa.
Relatório Financeiro e Alocação para Atividades Futuras:
- Detalhes do financiamento do CNPq e da FAPEAM foram fornecidos.
- O CNPq tem uma liberação pendente de R$ 74.500,00 para Bolsas.
- O balanço financeiro e a alocação foram discutidos, mostrando as porcentagens executadas e os saldos restantes.
Atualização sobre Atividades de Divulgação e do Site:
- Discussão sobre o status do site PELD e uma possível simplificação.
- Destaque para atividades de divulgação em 2023, incluindo criação de conteúdo, visitas a escolas e redação de artigos.
Próximos Passos:
- Planos para um novo levantamento em 2025, focando em grupos identificados com curadoria de dados.
- Ênfase na identificação de dados coletados para vários grupos em 2024.
- Proposta de investimento em digitalização de dados, gestão de banco de dados e esforços na UFAM.
- Atividades contínuas para Odonatas, Peixes e Borboletas foram delineadas.
- Uma reunião sobre gerenciamento, políticas, repositórios e bancos de dados foi planejada com membros específicos da equipe.
Planos de Divulgação:
- Finalizar o guia de práticas de ensino.
- Gerar um banco de textos sobre pesquisas do PELD.
- Sugestão de Jansen: transformar as descobertas do PELD em quadrinhos de biologia.
Comentários